quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Alternativas para o colágeno de origem animal

O colágeno é a substância fundamental para promover o rejuvenescimento, pois quanto mais colágeno houver na pele e nos músculo, mais firme ela estará. Boa parte da proteína do nosso corpo é colágeno.Sua função principal é formar as fibras que dão sustentação à pele. Ele é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas com o passar dos anos, o corpo vai perdendo essa proteína a medida em que vai envelhecendo.
Por isso, as pessoas buscam suplementação do colágeno principalmente em pó ou hidrolizado, que é extraído do osso e da cartilagem do boi. 
Tem gente que toma colágeno e nem sabe do que é feito. Acontece também com a gelatina. Tem vegetarianos que comem gelatina, ou tomam a cápsula sem saber que ela é feita de ossos, peles e tendões de animais bem fervidos. 
Mas realmente a natureza é perfeita e existem alternativas para que ninguém seja tentado a ingerir essas coisas para deixar a pele mais lisinha e jovem!
Vamos lá...
Silício orgânico: é um mineral super importante na produção de colágeno. Nutriente responsável por aumentar a produção do colágeno no corpo. (Prometo que depois eu falo mais profundamente sobre o silício. Ele merece!)
Para aumentar a quantidade de silício orgânico no organismo, basta comer os alimentos corretos.
Fontes de silício orgânico:algas, alho, aveia, avelã, banana, centeio, cevada, cogumelos, feijão, milho, nabo, pectinas(em particular as existentes na casca dos frutos), salsa, trigo, vegetais.

Pode-se também tomar cápsulas de silício orgânico que são compradas em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais. Mas fique de olho na composição para ter certeza que não tem ingredientes de origem animal. 

Boro: ajuda a manter alinhadas as fibras elásticas e auxiliam na renovação celular.  
Fontes de boro: 
vegetais verde escuros, algas, rabanete, pepino, beterrada. 

Ah, e já que eu falei aqui em gelatina, uma alternativa para ela é a agar-agar, derivada de algas. Outra é feita de raiz de kuzu (planta oriental, usada deforma semelhante à araruta). Vende-se agar-agar em fios semelhantes a macarrão, em pó ou em barras compridas, e sua cor geralmente é esbranquiçada.


Viu como é fácil e sem desespero?!?!


7 comentários:

  1. putz..... consumi uma barra de cereal com colágeno hoje..sou vegetariano.....pintou a duvida e fui conferir....me deu até vontade de vomitar depois que descobri o que é colágeno....

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabens, Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu comia barras de cereal com colágeno e também era viciada em gelatina com iogurte. Qndo meu namorado me contou que a gelatina era feita a partir de carne eu fiquei morrendo de nojo. Parei desde então e fui procurar substitutos.Não sou vegana, mas sempre que quero saber se estou ou não consumindo algo que tenha qualquer traço de animais eu busco informações em sites veganos, aí vou substituindo, tipo, gostava tanto de miojo de legumes ou tomate. Não como mais, tem traços de crustáceos. Então compro macarrão instantâneo e como com um molho ralo de tomate bem temperadinho ou fervo uma mistura de legumes bem temperados com sal, pimenta branca, ervas e qndo estão quase cozidos eu coloco o macarrão instantêneo lá e óh, fica uma delícia!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser viagem minha... Mas comprando o miojo, você não vai continuar contribuido para o mercado que se alimentar através da exploração de animais? Eu nem sabia que tinha traços. Fiquei chateada agora, porque não vou comer mais miojo. D:
      Mas também não comprarei mas nenhum. Sei lá. Pode ser meio extremo da minha parte, mas... xD

      Excluir
    2. Mas isso eu acho que é somente no tempero. Tem macarrão instantâneo que vem sem tempero, tipo o de yakissoba. Aí, dá para fazer o molho mais caseiro, saudável e tal.

      Excluir