quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alimentos Ignorados

 por  Felipe Caltabiano 
flor de abóbora

 Mamão verde – Descascar e cortar em cubinhos, tirinhas ou como quiser. Preparar o tempero que gostar e fazer um refogadinho ou colocar na feijoada

folha de beterraba

  Folha de abóbora ou chuchu – Refogado com limão…
    Flor de abóbora ou chuchu – Crua na salada ou recheada e assada
    Raiz de chuchu – Cozida
    Palma Descascada e refogada


semente de jaca

 
    Folha e vagem de moringa
– Refogada
    Folha de algodão – Refogada
    Folha de beterraba – Crua, no suco ou refogada (riquíssima em ferro)
    Folha de cenoura – Crua, no suco ou refogada (riquíssima em ferro também)
    Folha de alho – Usar no lugar do alho para temperar
    Semente de abóbora, jaca, melancia… – Torrada ou assadas com sal

Se relembrássemos como aproveitar ao máximo as plantas que nos dão o alimento, com certeza incrementariamos o nosso nível de nutrição e diminuiríamos o gasto de energia na produção de alimento.

Tem tanta comida sendo ignorada como comida. Até mesmo em Brasília, que é uma cidade grande, eu ando nas ruas e vejo comida por todos os lados, mas as pessoas parecem não ver. É palma inutilizada pra todo lado, jamelão espatifado no chão, e até manga perdida aos montes. No campo então, o que é jogado fora é mais ainda.

Essa lista aí em cima são apenas algumas das coisas que são geralmente descartadas como inúteis. Comprar uma abóbora, jogar as sementes fora e depois comprar um pacotinho de sementes de abóbora torradas com sal é o cúmulo.

Os antigos ainda conhecem um pouco da diversidade de alimentos que se pode tirar da terra, mas a tendência é cada vez mais acharmos que salada é só alface e tomate, que o caju se come e a castanha é jogada fora pra depois ser comprada já torrada e embalada no saco plástico e que jamelão só serve pra pintar o chão de roxo e deixar aquele cheirinho desagradável nas calçadas.

A Natureza só trabalha na abundância, mas o homem caiu na ilusão de que precisamos de um gasto tremendo de energia para alimentar a população, quando na verdade um jardinzinho de 50 metros quadrados poderia prover quase que a alimentação completa de uma casa…

O pior de tudo é que aquilo que é desperdiçado, nem voltar pra terra volta. É tudo embalado em saco plástico pra garantir que nunca irá se decompor e voltar pra terra que nos deu o alimento.
FC

Nenhum comentário:

Postar um comentário