quinta-feira, 26 de julho de 2012

O açúcar é viciante, sim!!!

Todo mundo conhece alguém que fica louco se não comer açúcar, não é verdade? Isso não é normal só porque tem um monte de gente assim. Não! Isso é dependência do açúcar, que ao entrar no organismo, vai direto para o sangue e causa uma série de alterações físicas e mentais no consumidor.




Gostaria de chamar a atenção, pois o açúcar não é apenas o que vem dentro da embalagem escrito: AÇÚCAR. Ele tem formas diversas, e está em alimentos industrializados, alimentos empacotados, refrigerantes, bebidas esportivaspães, massas, molhos para saladas, entre outras coisas.
O açúcar é um carboidrato "vazio", sem nenhum valor nutritivo, ou seja, só engorda.

O açúcar dá uma certa bobeira mental, explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranqüilizante natural. Daí é que vem aquela história de dar água com açúcar pra acalmar.
Cientificamente, açúcar refere-se a qualquer monossacárido ou dissacárido. Monossacáridos (também denominado "açúcares simples"), tais como a glicose, armazenar energia química, que as células biológicas converter a outros tipos de energia. A glicose (um tipo de açúcar encontrado no plasma do sangue humano) tem a fórmula molecular C6 H12 O6 ".
O consumo excessivo de açúcar tem sido associada com aumento da incidência de diabetes tipo 2, obesidade e cárie dentária. O açúcar predispõe o corpo a infecções por causa da acidez exagerada que ele provoca. 


Em 2007, houve um estudo neste laboratório sobre os efeitos da dependência do açúcar em relação à cocaína. As conclusões foram muito interessantes.

     "... A preferência por sacarina não era superável pelo aumento das doses de cocaína e foi observada apesar de sensibilização, quer cocaína, intoxicação ou ingestão de escalada sendo esta última uma característica da dependência de drogas. "






Pra que açúcar né gente? Pra que se envenenar? Pra que escolher o caminho de doenças ao invés da saúde? Eu confesso que adoro chocolate, mas não como exageradamente. Fora isso, procuro ao longo dos anos fazer cada vez mais a transição para alimentos integrais, naturais a base de plantas!

Um comentário:

  1. Gostei muito das explicações sobre o açuca, tem muita gente exagerando em doces a base de açuca, mal sabe dos riscos que está colocando a saúde.

    ResponderExcluir