quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Alho e suas várias funções

Um dos temperinhos mais básicos e mais utilizado, desde a antiguidade, é o alho (allium sativum). Quando bem  aproveitado pode modificar totalmente o sabor de um alimento. Mas o alho pode ser bem mais que um simples tempero.

Estudos têm comprovado a sua real eficácia quando se trata de saúde. Ele realmente é poderoso, mas para "fazer efeito", precisa ser consumido cru. Ainda bem, que nos dias atuais existe uma alternativa para quem não gosta de seu sabor, não ficar privado de seus benefícios: as cápsulas! 

Dentre os mais de 200 princípios ativos do alho, segue algumas de suas aplicações como propriedades medicinais:

Antibiótica
Anti-inflamatória
Anti microbiana
Anti-asmática
Anti-oxidante
Anti cancerígeno
Asma
Bronquite
Colesterol elevado
Combate bactérias e vírus  
Distúrbios gastrointestinais
Dores de dentes
Gripe 
Impotência.
Pressão arterial elevada
Protetor cardiovascular
Retarda o envelhecimento celular - Antioxidante
               
 
obs: o seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica.

curiosidade: O alho desde a antiguidade era muito usado para evitar as doenças e afastar as epidemias. A tradução de uma inscrição na pirâmide de Queóps, construída cerca de 4500 anos a.C., refere que todas as manhãs cada escravo trabalhando na construção civil recebia do seu senhor uma cabeça de alho para lhe dar força e boa saúde.

bom para atletas: contém aliína: um aminoácido presente no alho cru que se transforma em alicina quando se esmaga ou corta o alho. Alicina é um princípio ativo com propriedades antibióticas, hipoglicémicas e hipolipemiantes. O alho apresenta alto teor dos elementos Zinco e Selênio, metais antioxidante, que estão diretamente ligados na proteção do sistema imunológico.



Alho e a gastronomia

Tem gente que acha o alho um condimento vulgar, mas ele é um ingredientes muito usado por cozinheiros famosos, em todas as cozinhas, inclusive internacional. É também um "salva fome" de vegetarianos quando "obrigados" a participarem de um churrasco: o maravilhoso pão de alho!


Tirando o máu hálito deixado pelo alho:
Mastigar salsa ou qualquer espécie verde que contenha muita clorofila. Os árabes usavam mastigar grãos de coentro como recurso contra o hálito forte do alho. Beber um copo de leite ou de vinho também dá bons resultados

Conservação:

Evite guardá-los em geladeira. Sempre é melhor um lugar seco, ventilado e não muito quente. Para conservá-los por mais tempo, deve pelar os dentes, colocá-los num vidro e cobri-los com azeite. Deste modo, parte do aroma dos alhos será absorvido pelo azeite e logo poderá usar os dois em conjunto, por exemplo, para temperar uma salada.

Preparo:
Para despelar o alho com mais facilidade deve-se escaldá-lo primeiramente em água quente, muito rapidamente, para que não perca o seu aroma. Também pode-se colocá-lo de molho na água fria durante meia hora ou esquentá-lo rapidamente no microondas.


Alhos e Vampiros

A crença que alho espanta os vampiros, pode ter origem na superstição popular, pois desde tempos remotos, era conhecido como um poderoso agente contra forças demoníacas, bruxas e feiticeiras. Assim como aqui no Brasil usa-se arruda, alfazema entre outras plantas para afastar mau olhado,  o alho faz parte da tradição européia para afastar influências negativas. Assim foi introduzido na literatura em 1897, pelo romance Drácula, de Bram Stoker: O alho foi o primeiro tratamento que o Dr. Abrahan Van Helsing administrou no caso de Lucy Westenra. Van Helsing tinha uma caixa com flores de alho que lhe foram enviadas da Holanda e com as quais Lucy decorou seu quarto. Pendurou-se em volta do pescoço de Lucy e disse-lhe que havia muita virtude na pequena flor. O alho funcionou até que a mãe de Lucy, sem conhecer a finalidade das flores, arrancou-as de seu pescoço.










Nenhum comentário:

Postar um comentário