quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Poderosa e Bendita Quinua!!!

Dá até uma felicidade extra se deparar com um grão tão poderoso, de alto poder nutritivoproteína de alto valor biológico com aminoácidos essenciais: a nossa querida, poderosa e bendita quinua ou quinoa (Chenopodium quinoa).
Ela ainda possui fibras que estimulam o funcionamento do intestino e previnem alterações metabólicas. Não contém colesterol e ainda conta com a presença de inúmeras vitaminas e minerais. Além disso, esse grão não contém glúten e lactose.
É sem dúvida um super alimento! Grande aliado de quem malha e gosta de ter músculos. Veja por que:

A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. Cada grão de quinua tem uma combinação de 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. Não possui gordura saturada, e tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

Ainda ganha de qualquer outro cereal na quantidade de ferro: em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. 
Por ser fonte de zinco, aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Controla a retenção hídrica e conseqüentemente melhora o quadro de celulite e inchaço. Melhora o quadro glicêmico, ajudando assim no controle, tratamento e prevenção do diabetes. Por ser fonte de magnésio, participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos. O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinua, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. 

Informação nutricional em 100g de quinoa crua:

Calorias (kcal) 335
Carboidratos (g) 68
Proteínas (g) 13
Lipídeos (g) 5
Fibras (g) 6
Cálcio (mg) 101
Fósforo (mg) 334
Ferro (mg) 9,50
Magnésio (mg) 210
Potássio (mg) 740
Sódio (mg) 19
Zinco (mg) 3,3
Cobre (mg) 1,1
Manganês (mg) 2,3
Tiamina – Vit B1 (mg) 0,2
Riboflavina – Vit B2 (mg) 0,4
Niacina – Vit. B3 (mg) 2,9
Ac. Pantotênico - Vit. B5 (mg) 1,1
Vitamina E (mg) 2,6

Da quinoa podemos comer tanto o grão quando a folha. As folhas podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido da mesma forma do arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.
Além disso, pode-se obter a farinha de quinoa, que por sua vez é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, bolos, biscoitos, e o que mais sua imaginação mandar... tem alguma receita, ideia, dica? Manda prá cá!!! 

De onde surgiu...
O grão era o principal alimento do império inca, mas quase desapareceu depois da conquista espanhola, no século 16. O colonizador, interessado apenas na exploração dos metais preciosos, queimou as plantações e subjugou os conhecimentos dos povos nativos. A quinoa quase desapareceu, mas foi guardada como um tesouro sagrado e plantada em pequenos sítios de agricultura familiar no Peru e na Bolívia. Nos últimos anos, o alimento foi redescoberto por cientistas e nutricionistas, e chama a atenção do mundo inteiro pelo seu potencial nutritivo.

Um comentário: