sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cresce número de veganos na Alemanha - suposta "terra da salsicha"

Petisco de salsicha vegetariana
salsicha vegetariana
A Alemanha tem em torno de seis milhões de vegetarianos, um número acima da média da Europa. Esse crescente número de não comedores de salsicha de origem animal vêm crescendo a cada dia. Restaurantes vegetarianos são facilmente encontrados em toda Alemanha, e a maioria dos restaurantes ainda que sirvam carne, têm em seus cardápios opções vegetarianas. Isso é perfeito para quem quer sair com os amigos pra jantar, não ter que jantar antes em casa!

A cidade de Dortmund reflete bem esta tendência alemã com espaços inéditos para os veganos. O brunch vegano oferecido pela casa de cultura Taranta Babu, em Dortmund, é muito procurado. O café da manhã avantajado, quase um almoço – breakfast-lunch – é preparado apenas com alimentos adequados aos seguidores do veganismo.
Brunch vegano em Dortmund
Lá se encontra o mettigel vegano. São bolachas de arroz tufado com molho de tomate e temperos.A receita original do mettigel é preparada com carne moída de porco crua, temperada com cebolas e moldada em forma de porco espinho. Servido com pão, é um exagero até mesmo para muitos carnívoros. Creeeedo!!!
O público é em grande parte jovem e alternativo, tem piercings ou tatuagens. Para muitos, o veganismo é um estilo de vida, uma opção que une os adeptos.A alimentação vegana é cada vez mais bem aceita pela sociedade, principalmente nos grandes centros, ainda mais com as crescentes críticas à pecuária industrial e escândalos envolvendo carne estragada e contaminada por dioxina, muitas pessoas mudaram seus hábitos alimentares radicalmente. E a tendência deverá se expandir: a Sociedade dos Veganos na Alemanha acredita que em breve serão mais de 1 milhão de adeptos no país. 

Supermercado vegetariano
A jovem Kim Kalkowsky e seu parceiro inauguraram recentemente, em Dortmund, o primeiro supermercado da Alemanha especializado em produtos para seguidores do veganismo. Até mesmo as famosas balas de goma alemãs gummibärchen podem ser adquiridas, mas sem a gelatina de origem suína.
Os consumidores encontram praticamente tudo o que é também oferecido em um supermercado comum, menos produtos animais. A cafeteria anexa à loja, vende queijo não laticínio, e até salsicha vegetariana.
Do freezer, a jovem dona do estabelecimento retira um bife embalado a vácuo: "Esta carne vegetariana à milanesa, temperada com pimenta e especiarias, apresenta um ótimo aroma defumado e mesmo assim é tenra. Depois de assada, não dá aquela sensação de morder em borracha", explica Kim. A imitação do bife é feita de glúten. "A adição de fibra de aveia dá ao bife a textura fibrosa como no original."
Segundo a proprietária, até mesmo gatos e cachorros podem se acostumar ao veganismo. Como prova, mostra a prateleira de sua loja onde estão os produtos correspondentes. Resta saber se a opção faz sentido para os animais de estimação.

Os preferidos: imitação de produtos animais
Kim conta que seus clientes vêm de todas as partes da Alemanha. Tudo começou há setes anos com um catering, depois uma loja virtual. Entretanto, o casal emprega 16 pessoas e oferece um sortimento de mais de 180 produtos. Os mais procurados são aqueles que imitam gêneros de origem animal. Kim justifica: muitas pessoas optam pelo veganismo por questões morais, e não porque não gostem de carne.


Nenhum comentário:

Postar um comentário