quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aumentando a vascularização muscular

Esta semana comecei a fazer um treino de vascularização muscular. Estou no vai ou racha, e resolvi "rachar".

Entendendo melhor a vascularização muscular

Este é um treino voltado para quem busca definição muscular, e não aumentar o volume dos músculos. O treinamento poderá também ressaltar mais as veias. Eu falo "poderá" porque para ter os vasos bem aparentes,  depende de uma série de fatores, inclusive a genética. Para algumas pessoas é mais tranquilo. Outras simplesmente não conseguem. Mas o importante é saber que existe esse caminho e ir por ele tentando!

Outra coisa importante para conseguir bons resultados, é estar com o percentual de gordura corporal baixo. Parece óbvio, claro, mas é sempre bom lembrar. Tem muita gente sem noção por aí...

É um treinamento feito com muitas repetições, normalmente de 30 a 50  ininterruptas. Isso porque quando submetemos o músculo em repetições seriadas, criamos uma necessidade de vazão deste sangue. Assim, aqueles vasinhos fininhos são "obrigados" a aparecer para "trabalhar".É mais ou menos isso a vascularização. Ela aumenta e as fibras musculares também, ou seja, a definição mucular aparece!

É importante o treinamento ser utilizados no máximo em duas musculaturas por sessão de treino.
Para ficar mais dinâmico, vale variar os exercícios: tri-série, séries gigantes, drop-set, e o pump-set.

Vou ver o que vai dar e vou relatando. Confesso que fiquei meio assustada de início, pois logo no primeiro exercício, na segunda série de 50 no leg press, minha frequência cardíaca, que é geralmente baixa, e não sobe fácil, subiu mais que o normal.  
Ah sim, como esse processo é metabólico, minha fome aumentou. Esse é outro desafio, pois eu não estou tomando e nem vou tomar nenhum inibidor de apetite. E se eu comer o tanto que minha fome pede, de nada vai adiantar o treino...



Poderosa e Bendita Quinua!!!

Dá até uma felicidade extra se deparar com um grão tão poderoso, de alto poder nutritivoproteína de alto valor biológico com aminoácidos essenciais: a nossa querida, poderosa e bendita quinua ou quinoa (Chenopodium quinoa).
Ela ainda possui fibras que estimulam o funcionamento do intestino e previnem alterações metabólicas. Não contém colesterol e ainda conta com a presença de inúmeras vitaminas e minerais. Além disso, esse grão não contém glúten e lactose.
É sem dúvida um super alimento! Grande aliado de quem malha e gosta de ter músculos. Veja por que:

A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. Cada grão de quinua tem uma combinação de 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. Não possui gordura saturada, e tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

Ainda ganha de qualquer outro cereal na quantidade de ferro: em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. 
Por ser fonte de zinco, aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Controla a retenção hídrica e conseqüentemente melhora o quadro de celulite e inchaço. Melhora o quadro glicêmico, ajudando assim no controle, tratamento e prevenção do diabetes. Por ser fonte de magnésio, participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos. O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinua, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. 

Informação nutricional em 100g de quinoa crua:

Calorias (kcal) 335
Carboidratos (g) 68
Proteínas (g) 13
Lipídeos (g) 5
Fibras (g) 6
Cálcio (mg) 101
Fósforo (mg) 334
Ferro (mg) 9,50
Magnésio (mg) 210
Potássio (mg) 740
Sódio (mg) 19
Zinco (mg) 3,3
Cobre (mg) 1,1
Manganês (mg) 2,3
Tiamina – Vit B1 (mg) 0,2
Riboflavina – Vit B2 (mg) 0,4
Niacina – Vit. B3 (mg) 2,9
Ac. Pantotênico - Vit. B5 (mg) 1,1
Vitamina E (mg) 2,6

Da quinoa podemos comer tanto o grão quando a folha. As folhas podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido da mesma forma do arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.
Além disso, pode-se obter a farinha de quinoa, que por sua vez é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, bolos, biscoitos, e o que mais sua imaginação mandar... tem alguma receita, ideia, dica? Manda prá cá!!! 

De onde surgiu...
O grão era o principal alimento do império inca, mas quase desapareceu depois da conquista espanhola, no século 16. O colonizador, interessado apenas na exploração dos metais preciosos, queimou as plantações e subjugou os conhecimentos dos povos nativos. A quinoa quase desapareceu, mas foi guardada como um tesouro sagrado e plantada em pequenos sítios de agricultura familiar no Peru e na Bolívia. Nos últimos anos, o alimento foi redescoberto por cientistas e nutricionistas, e chama a atenção do mundo inteiro pelo seu potencial nutritivo.

Dica do dia: laranja





Quando a gente pensa em benefícios da laranja no organismo, geralmente a primeira coisa que vem à mente é a prevenção da gripe, por ser uma fruta bem rica em vitamina C. Mas os benefícios vão além.  Uma laranja por dia diminui o risco de doença cardiovascular. Segundo um estudo japonês comer uma laranja ou uma fruta citrica por dia ajuda a manter o seu coração saudável. 
E ainda, auxilia na resistência a infecções, na cicatrização de feridas e queimaduras, além de beneficiar a gengiva. Entretanto, muitos outros benefícios ainda são proporcionados pela laranja, através do cálcio no fortalecimento da estrutura óssea, do fósforo na absorção da glicose, das fibras no funcionamento intestinal, da pectina na redução do colesterol e dos sais mineirais na neutralização do ácido úrico.Assim, o consumo da laranja reduz o risco de dores reumáticas e da gota. 
E... é uma potente fruta pós-treino totalmente anti-catabolizante.



10 Razões para Não Usar Donna Karan (fotos)

Olá pessoal, moda é muito bacana, mas vamos ficar de olho nas marcas que maltratam animais sem o mínimo pudor, para fazer suas peças.
As linhas de roupa da Donna Karan orgulhosamente usa rótulos explicando que suas peças incluem "pêlo de coelho Chinês". Então, o que isso significa exatamente? A mais recente investigação da PETA Asia Pacific revela a chocante verdade: as condições de vida deploráveis, negligência e sujeira em fazedas de peles na China.


Essas fotos mostram a vida--e morte--das vítimas da última moda da indústria de peles:
ATENÇÃO: IMAGENS FORTES












terça-feira, 30 de agosto de 2011

CACHAÇA É FEITA DE CARNE?

Olá pessoal!!!



Se você que está lendo este texto é vegetariano, deve estar acostumado a ouvir comentários absurdos de pessoas que não têm ideia do que seja vegetarianismo. Eu já ouvi cada pérola incrível. Aprendi a detectar com quem vale a pena falar sobre o assunto e quem deve ser ignorado pela enorme ignorância... Discutir no sentido ruim da palavra, não faço mais. Jamais.
Tem umas histórias que irritam, outras que divertem. Então vou trocar algumas dessas histórias com vocês. E quem quiser mandar as suas experiências, terei prazer de publicar.

era uma vez... uma vegetariana perdida em um churrasco...

Em nossa sociedade, um dos maiores símbolos de confraternização é o churrasco. Pra tudo se faz churrasco. E é claro, se a gente tem amigos e parentes onívoros e não quer ser muito anti social, uma hora vai acabar num churrasco...
Num desses momentos, estava eu na casa do chefe do meu marido. Era uma despedida de um importante amigo deles do trabalho que estava de mudança para outra cidade. Quase todas as pessoas presentes sabiam da minha condição de não comer carne, e enquanto se acabavam na comilança, por alguma razão, sentiam um certo prazer em dizer para alguém que não me conhecia: "ela não come carne... " e me olhavam por alguns instantes... 
certamente muitos julgavam que eu estava perdendo algo muito precioso. 
De uma forma ou de outra, ali eu era pra maioria, um ser esquisito, exótico, problemático, diferente, inexplicável.
E era engraçado, pois enquanto o pessoal era servido de linguiça, antes do almoço ficar pronto, muito gentilmente a dona da casa me servia castanhas e algumas folhas... assim, o povo continuava comendo e me olhando  e olhando meus "petiscos".  
Estava mais que entediada naquele lugar, e comecei a procurar formas de melhorar o humor e ficar mais relaxada. Cerveja eu não estava nem um pouco afim pois, como sou bem resistente pra bebida, teria que tomar muita cerveja pra ficar "legal". E isso significa destruir dias de treino! Foi quando descobri uma cachaça mineirinha sensacional dando sopa por ali. Perfeito, pensei... bebo menos e fico logo bem... 
Foi aí que ouvi a pérola do dia vinda do dono da casa:

- Desde quando vegetariano bebe? Meu Deus!!! Isso pra mim é uma heresia!!!

Ouvi aquelas palavras sem "entender". Se ele fosse algum amigo meu, eu perguntaria na hora: "cachaça é feita de carne?" Mas como era o "chefe", achei melhor respirar fundo, contar até 10, dar um sorrisinho( altamente recomendável) e continuar a beber a cachaça!