domingo, 4 de setembro de 2011

"Você deve ser fraca..."

Acreditem! Ouvi essa frase "maravilhosa" sexta feira de manhã, de uma menina que estava na academia, ouvindo minha conversa com o treinador, quando descobriu que sou vegetariana. 
Que pena ignorância e falta de noção não terem limites. Se tivesse, eu não seria julgada "fraca", só por não comer carne, mesmo com todos esses músculos aparentes que tenho, com meu aspecto corado e saudável. 
Na hora, eu estava justamente falando com o treinador a respeito das fotos de minhas costas que tinha postado aqui e colocado o link no facebook. Estava dizendo que ganhei os parabéns pela definição dos músculos, reafirmando a importância do Blog em ajudar a quebrar essa imagem estereotipada do vegetariano esquálido.
Quando a menina soltou essa pérola, meu treinador falou bem assustado com ela:
"Fraca? Ela pega quase 300kg no leg press!" - Ele citou esse aparelho porque a tal menina estava lá fazendo com uns 80kg. Meu treinador tem muito orgulho do meu trabalho, de minha dedicação e meu estilo de vida. E continuou me defendendo: "olha pra ela... ela tem 15% de gordura corporal" . Nessa hora a menina me olhou bem e disse: "15%? Nossa..." 
Mas ela continuou inistindo: "Ah mas ela deve se sentir fraca, sei lá..."
Eu estava realmente com "preguiça" de ter que me defender de um julgamento leviano e totalmente errôneo a respeito da possível falta que a carne faz. É triste isso.
Falei então que a gente na verdade não precisa de carne. Disse que não me lembrava da última vez que tinha me resfriado, que não adoeço, que corro 10km em menos de uma hora, e nado, muitas vezes depois de uma corrida ou um treino pesado.
Muitas vezes uma dieta de quem come carne é pobre, pois a carne vira o centro da comida, enquanto uma dieta vegetariana ou vegana é bem planejada, abrangente e nos dá uma boa nutrição, mais saúde e qualidade de vida.

Sei que ela não é um caso isolado. Pelo contrário. Muitos acham que a dieta vegetariana deixa a pessoa pálida, fraca e doentia, quando é o contrário. Muitos estudos têm mostrado que os vegetarianos são mais fortes, mais ágeis e têm maior resistência do que os comedores de carne. 
Não, eu não sou fraca. Provavelmente a fraca aqui é você. Pensei só. Não falei - a ausencia de carne no organismo também nos deixa mais tranquilos. Sou cada dia mais paciênte e tolerante, o que me tira totalmente a vontade de discutir. Mas confesso que foi engraçado ver meus defensores de plantão, os comentários e as brincadeiras do tipo: "chama ela pro pau e mostra quem é a fraca..." 



obs.: declaração feita pelo Sir. Henry Thompson, (cirurgião britânico):
"É um erro vulgar considerar a carne de qualquer tipo como necessária à vida. Tudo que é necessário ao corpo humano pode ser suprido pelo reino vegetal. (...) O vegetariano pode obter de sua alimentação todos os princípios necessários para o crescimento e a
sustentação do corpo, bem como para a produção do calor e da força. Deve-se admitir como um fato acima de qualquer dúvida que algumas pessoas que vivem desta alimentação são mais fortes e mais saudáveis. Sei o quanto a predominante dieta carnívora não apenas é uma repugnante extravagância, mas uma fonte de sérios
males ao consumidor."


2 comentários:

  1. Minha esposa tem se sentido mal e tenho certeza que é por causa da alimentação. Vai dar muito trabalho mas tentarei mudar nosso estilo de vida que é repleto de venenos ...não só na alimentção como na publicidade da tv, nos programas e etcetera

    ResponderExcluir
  2. Fernando, realmente não dá pra ingerir veneno. Nosso corpo precisa ser bem amado, bem cuidado, alimentado, afinal de contas ele que carrega nossa alma. Se vc e sua esposa se empenharem em uma alimentação mais saudável tenho certeza que não só a saúde dela vai melhorar mas também a auto estima a vitalidade, concentração e a forma dela se relacionar com o mundo!!!

    ResponderExcluir