domingo, 11 de setembro de 2011

Broto de Alfafa

Broto de Alfafa -Medicago sativa

Este é um alimento que seguramente precisa fazer parte de nossos hábitos alimentares. Pra começar, é o vegetal mais rico em clorofila do mundo. A clorofila melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do intestino e dos pulmões. Além disso, desintoxica o organismo e participa da renovação das células e dos tecidos. Excelente para a pele! Conhecida como sangue verde, a clo­rofila contribui para melhorar a oxigenação do sangue. O broto de alfafa possui grande quantidade de substâncias bioflavonóides (antioxidantes naturais produzidos pela planta como mecanismo de proteção) que atuam como anticancerígenos nas células humanas. Tem ainda ação antifúngica e antiinflamatória. 
É um vegetal para trazer energia, sendo indicado para o tratamento de escorbuto e do raquitismo. A infusão das flores emprega-se como reconstituinte orgânico. Serve ainda para combater a inapetência, a má digestão, as afecções nervosas, as cistites crônicas, a insônia, a neurastenia, o reumatismo e o artritismo. 

Possuem vitaminas A, C e E: previnem a oxidação de gorduras no sangue, inibindo assim a formação de radicais livres no organismo. Possuem também alta concentração de minerais.
Para atletas vegetarianos é excelente, pela sua riqueza em nutrientes, a alfafa supre necessidades vitaminicas, minerais e protéicas, sendo excelente fonte de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Pode ser também utilizado como fitohormônio pelas pessoas que precisam de reposição hormonal e não podem fazê-lo através de produtos sintéticos.
Age nas anemias causadas por deficiência de ferro, bem como nas hemorragias. É um bom recalcificante, sendo muito utilizado nos casos de raquitismo. Suas enzimas facilitam a digestão, e alguns especialista sugerem que a Alfafa possui propriedades diuréticas.


A alfafa é um das melhores fontes de alimento de um outro composto, a saponina. Saponinas combatem o mau colesterol e gordura, mas não o HDL que são gorduras boas. Estudos em animais provam seus benefícios na aterosclerose e doença cardiovascular. Saponinas também estimular o sistema imunológico, aumentando a atividade das células defensoras naturais, tais como linfócitos T e interferon.


Suco de Alfafa - Indicado para pessoas em estado de estresse, depauperadas ou em grande atividade física ou mental. Utilizado na convalescença e na complementação alimentar como uma grande fonte de energia, tem ação desintoxicante e depurativa, fortalece o sistema circulatório e o músculo cardíaco, ajuda a eliminar radicais livres, auxilia no tratamento da hipertensão arterial, previne anemias, regulariza a função intestinal, combate o mau hálito e protege a célula hepática. 


Informação Nutricional
Porção de 70g
Quantidade por porção %VD*
Valor energético 21kcal 1
Carboidratos 2,5g 1
Proteínas 2,8g 4
Gorduras totais 0g 0
Gorduras saturadas 0g 0
Gorduras trans 0g **
Colesterol 0mg **
Fibra alimentar 1,7g 7
Cálcio 23mg 2
Ferro 0,68mg 5
Sódio 0mg 0
(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias ou 8.400 Kj.
(**) Valor Não Estabelecido.

2 comentários:

  1. muito bacana como façopara comprar alfafa?

    ResponderExcluir
  2. Fernando, hoje em dia é muito fácil até nos supermercados a gente encontra. Verdurão, feiras. Boa sorte!

    ResponderExcluir