sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BCAA`s

São necessários mais de 20 aminoácidos para a construção de músculos e para a manutenção de importantes funções vitais. O corpo humano pode produzir quase todos os aminoácidos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementação, os chamados “aminoácidos essenciais”.
Dentre os aminoácidos essenciais, temos 3 deles que são os chamados BCAA’s (Aminoácidos de cadeia Ramificada:
• L-Valina
• L-Leucina
• L-Isoleucina
BCAA é a abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo.



Eu sempre tomo BCAA`s em cápsulas, pois em uma dieta vegetariana, é mais difícil obtê-los, pois são mais abundantes nas carnes. 
Não são sintetizados pelo corpo, mas são essenciais ao organismo. Diminuem a produção de serotonina no cérebro e, assim, os sintomas de fadiga ficam reduzidos. Pode atuar como fonte energética em atividades de longa duração e intensidade moderada ou alta, principalmente se houver comprometimento dos estoques de glicogênio. São indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos, além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.
Durante o treino intenso, o corpo normalmente fica em um estado altamente catabólico. Nesse momento, se não houver os nutrientes necessários para abastecerem seu organismo durante o treino, ele passa a “roubar” os aminoácidos que estão presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular.
Fornecer os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), especialmente durante esses períodos de estresse, faz com que esse sinal não seja dado, e consequentemente os músculos continuem a sintetizar proteínas e não entrem em catabolismo.
Dose indicada: 5 a 10 g por dia.
Sua utilização deve ser feita apenas em algumas fases do treinamento e com supervisão de nutricionista e médico.

Um comentário:

  1. Qaulquer marca de BCAA é indicada? se não qual marca evitar? Ou qual ingrediente evitar?

    ResponderExcluir